terça-feira, 16 de abril de 2013


Unhas

 “ O Salão

1- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina.
 2- Paroníquia: a dobra de pele nos lados da unha.
 3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.
 4- Eponíquio: a região entre a finalização da pele do dedo na face superior da unha e a porção proximal da unha.
As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos, são compostas por:
 A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
 A matriz ungueal ou raiz da unha - é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
 Eponíquio ou cutícula que é uma dobra de pele na porção proximal da unha.
 Paroníquia que é a dobra de pele nos lados da unha.
 Hiponíquio que é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.
 Lâmina ungueal que é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.
 Leito ungueal que é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas..
 Lúnula que é a parte branca convexa do leito da unha.
 Prega ungueal uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.
 Fica a Dica...
Se você é adepta a manicure de salão, não deixe de levar o seu kit de unha, pois nem todo salão é confiável. Para montar seu kit você irá precisar de:
-Alicates de unha para cutícula e um alicate de corte ( É sempre bom ter mais de um alicate de cutícula);
-Kit espátulas de podologia, uma das espátulas é diferente da outra, parece até uma ferramenta de Dentista rs... mas é para a unha;
- Lixa de unha e  lixa de pé;
-Sua acetona;
-Seus esmaltes;
-Os palitinhos...
-será que esqueci de algo...
 Quer tirar mais dúvidas sobre esse nosso mundinho, achei esse site uma ótima referência para vocês consultarem: http://www.guiasalaobrasil.com/coluna_liliana_junqueira_03.php
Ele é bem claro e tira algumas dúvidas como a contaminação de esmaltes de salão e fala até da pinça de sobrancelha, achei bem legal pessoal.  Cuidados nunca são demais. E para aquelas(e) que fazem suas próprias unhas, não deixe de esterilizar seus instrumento de unhas, é sempre bom estar desinfetadas essas ferramentas.
Fiquem atentos também ao quesito bacias para mãos e pés.... gente se vocês fazem em salão que utiliza desse recurso, ele tem de oferecer um saquinho descartável tanto no potinho paras as mãos, como na bacia de pé, tem de ter o saquinho plástico. Se não tiver esses saquinhos, pode estar sendo uma fonte de micoses ou infecções para você. Fique Esperta(o)!
Por que esperta(o)? Porque nos tempos de hoje, temos a era do homem Metro Sexual(o homem vaidoso) Adoro!!!! Leia mais sobre o assunto: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u2621.shtml
 
 
Os homens também são adeptos ao salão minha gente, é verdade, muitos procuram esse recurso, já foi a época do cara ir ali no barbeiro. Hoje eles frequentam Hair Style como nós, fazem as unhas também, claro que de uma forma mais discreta que a nossa, ou eles só tiram as cutículas, ou tiram as cutículas e passam base. Isso também não é motivo de sexualidade duvidosa, e sim de higiene, não tem nada a haver... e se caso o homem for gay, é problema inteiramente só dele, não temos nada haver com isso certo.
 
Temos muitas opções de decoração para nossas unhas, desde a tradicional pintura, francesinha, desenhadas, uma unha de cada cor em fim uma infinidade...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Doenças nas Unhas
 
Existem várias doenças que podem acometer as unhas, como por exemplo:
 Traumatismo na base das unhas, são quando pontos esbranquiçados aparecem na ponta e são bem comuns.
 Unhas encravadas, são também relativamente comuns, as causas normalmente são por causa dos sapatos apertados, traumatismos e dedos grandes (hálux) do pé. São muito dolorosas, e é recomendável a procura de um Dermatologista ou Podólogo para evitar infecções.
 Hemorragias subungueais, são rupturas dos vasos sanguíneos nas unhas que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas.
 Infecções por fungos(micoses) ou por bactérias, as causadas por fungos causam deformidades nas unhas, já a por bactérias causa vermelhidão e inchaço em volta delas.
 Atenção! Importante
Para evitar essas doenças mantenha as unhas sempre limpas e secas para evitar procriação de bactérias e fungos. Não roa as unhas pois isso as umedece e favorece infecções, além do crescimento irregular delas. Não use objetos, como alicates, que não estejam esterilizados.
 Fique atento ao salão que frequenta, pois toda dúvida que surgir, podemos esclarecer ou correr de lá....
Depilação
Certifique-se de a cera que está sendo usada em você  tem registro na Anvisa e que não sejam reaproveitadas pelo amor de Deus!!!
 
Alimentos amigos do cabelo, unha e pele
Unhas fracas, quebradiças e manchadas podem ser resultado de má alimentação. Isso porque tais problemas estão diretamente relacionados à falta de certos nutrientes. Pensando nisso, a nutricionista Lisa Drayer listou o que não pode ficar de fora do seu cardápio na busca por unhas mais fortes e bonitas.
Proteína, ferro e cálcio
 
 A carência desses nutrientes deixa as unhas fracas, quebradiças e com manchas brancas.
 Sugestão de alimentos: iogurte, peixe, frango, carne, soja, ostra, espinafre e tomate.
 Vitaminas do complexo B
 Unhas fracas, escuras e sem brilho sinalizam a escassez das vitaminas dessa família, especialmente de B7 (biotina).
 
 Sugestão de alimento: nozes.
 Zinco
 A falta desse mineral provoca manchas brancas e linhas verticais.
 Sugestão de alimentos: carne, frutos do mar, ovo, grãos integrais e sementes (linhaça, gergelim).
Gente vale a pena conferir esta matéria também, tem ótimas dicas:
 
Complemente seu Look:
 
Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário