terça-feira, 10 de setembro de 2013


Perfumista... Entenda esse Mercado

Ser Perfumista exige do profissional olfato apurado, capaz de distinguir inúmeras fragrâncias, uma vez que pode ser necessário o uso de pelo menos 300 ingredientes em um único perfume. Estes especialistas necessitam, além da graduação em química ou em farmacêutica, ter em mente aproximadamente 2.000 elementos que integrarão as futuras essências.

Os candidatos a seguir esta carreira passam por diversas triagens, que têm a finalidade de verificar não só seus conhecimentos, mas também seu preparo emocional e o potencial talento para ser um bom perfumista. Não há uma sólida formação acadêmica no Brasil, voltada especificamente para este ramo, mas quem tiver possibilidades financeiras pode estudar em Versailles, na França, graduando-se no campo da perfumaria. Há também outros cursos oferecidos por lojas de fragrâncias, igualmente no exterior, os quais podem ser concluídos em dois ou três anos.
No Brasil existem dois cursos de pós-graduação em perfume, um no Rio de Janeiro, outro em São Paulo.
O Profissional que tem como Missão
“deixar a vida mais cheirosa. Não é possível elegância sem perfume", sentenciava Coco Chanel.
É preciso estar constantemente atualizado para atuar em um mercado que fatura bilhões de dólares, e a responsabilidade do profissional, que irá justamente criar as mais variadas essências e receitas famosas, as quais muitas vezes se transformarão em verdadeiros clássicos da perfumaria, é sem dúvida proporcional ao ritmo alucinante que move esta indústria. Por outro lado, os salários são realmente tentadores, pois ele pode receber até US$ 15 mil mensais, trabalhando sob a pressão de prazos mínimos, atendendo sempre a pedidos anteriores.

Profissão Restrita
Existem apenas 46 profissionais no país e chegar lá não é fácil: um perfumista precisa de quase dez anos para guardar na memória o odor das seis mil matérias-primas, naturais e sintéticas, utilizadas na composição das novas fragrâncias.
Um dos mais respeitados profissionais do país tem nome que veio da França, é claro. Napoleão Bastos cresceu em meio a essências e foi treinando o nariz no pequeno laboratório de fragrâncias do pai, dono de uma fábrica de sabonetes. “A perfumaria pra mim é sempre um desafio. É dar prazer ao consumidor”.

Profissionais como a russa Sophia Grojsman atuam anonimamente na composição de perfumes famosos, exercitando o dom de orquestrar os mais diversos aromas, químicas, elementos sintéticos, que apenas imitam os odores presentes na Natureza, e substâncias geradas no interior de laboratórios.
 “No ateliê do perfumista, a química vira arte.”

Dica Para se usar a fragrância

O Perfume deve ser aplicado em regiões onde há intensa circulação de sangue: nos pulsos, na região interna dos cotovelos, atrás das orelhas, na nuca, no colo, na parte contrária do joelho e em algumas situações na barriga.
DICAS PARA O DIA:
Durante o dia prefira utilizar perfumes com fragrâncias refrescantes e suaves, pois combinam mais com nosso clima, aplique somente em dois lugares por vez, podendo escolher entre os pulsos, atrás das orelhas e parte contrária ao joelho, borrife somente uma vez em cada lugar escolhido. 
DICAS DE VERAO:
No verão tenha um maior cuidado ao passar o perfume, escolha fragrâncias suaves e procure não exagerar na dosagem, pois a temperatura elevada e o suor faz com que a fragrância se torne mais forte como de costume.
DICAS PARA A NOITE:
Para a noite privilegie perfumes com acordes marcantes e sedutores. Em eventos importantes é permitido exagerar um pouquinho, podendo aplicar em até 4 lugares, alterne entre: a nuca, atrás das orelhas, no colo, na barriga e na parte contrária do joelho, borrifando também somente uma vez em cada lugar escolhido, cuidado para não exagerar e estragar o efeito do perfume.
DICAS ESPECIAIS:
A aplicação do perfume na barriga faz com que as pessoas sentadas sintam o seu perfume ao andar entre elas. 
Se você não quer aplicar o perfume num local específico do corpo, esticando o braço contra o corpo, borrife no máximo 2 vezes e deixe que uma nuvem cheirosa caia sobre você, essa técnica faz com que você fique suavemente cheirosa por inteiro. Cuidado para não borrifar diretamente no rosto e nos olhos.

Agora se você é alérgica (o) como eu, que se usar alguma fragrância fica com irritações na pele, borrife sobre a roupa, é a melhor forma de não deixar de ficar cheirosa(o). Bjs até

 
Complemente seu Look
Conheça e curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você.
http://www.facebook.com/home.php#!/pages/Kifil%C3%B3/472476392808714
Fonte:
http://chic.ig.com.br/beleza/noticia/quer-trabalhar-como-perfumista-conversamos-com-veronica-kato-da-natura-para-entender-este-mercado
http://www.tiptoptens.com/2012/03/01/best-mothers-day-gifts-2012/
http://essencesdemavie.wordpress.com/
http://www.trendencias.com.br/perfumes/dicas-de-perfumistas-para-escolher-melhor-o-perfume
http://www.historiadetudo.com/perfume.html













Nenhum comentário:

Postar um comentário