terça-feira, 17 de setembro de 2013


Nasce o Primeiro Grande Festival do Brasil... 1985

E falando em festival de Rock n´ roll, nada melhor que recordarmos o inicio de uma das bandas Brasileiras mais populares “Capital Inicial”.
A banda começou em Brasília, Distrito Federal, no ano de 1982 depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades. Fê Lemos baterista do Capital, na época com Renato Manfredini Júnior (Renato Russo) e André Pretorius fundaram a banda Aborto Elétrico que logo se tornou uma das mais populares de Brasília, e um dos seus maiores fãs era Fernando (Dinho Ouro Preto), um velho amigo de Renato que comparecia a todos os shows.

Em 1983 Fê e Renato se desentenderam, causando a extinção da Banda Aborto Elétrico. Os irmãos Lemos chamaram o ex-guitarrista da Blitx 64, Loro Jones, e uma cantora, Heloísa, para formar outra banda, o Capital Inicial. Depois de um mês tocando em um teatro da Associação Brasiliense de Odontologia com a Plebe Rude e a nova banda de Renato, a Legião Urbana, por pressão dos pais Heloísa sai da banda. Os Lemos fazem uma audição para um novo cantor, e Dinho Ouro Preto assumia desde então o cargo.

Um dos primeiros sucessos do Capital foi “Música Urbana", Dinho insistiu para que a banda incluísse canções do Aborto no repertório, onde mais tarde chamava Renato para concluir a letra da música.

Em 1984, o ritmo cada vez maior de viagens indica a necessidade de estarem mais próximos do seu principal mercado, as regiões Sudeste e Sul. No final do ano assinam seu primeiro contrato fonográfico, com a CBS (atual Sony), e se mudam para São Paulo no inicio de 1985. Logo em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo "Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero". Ainda neste ano integram o elenco da trilha sonora do primeiro "filme-rock" brasileiro, "Areias Escaldantes", de Francisco de Paula, ao lado de Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East.

O primeiro LP, Capital Inicial, já pela Polygram, foi lançado em 1986 e recebeu ótimas críticas. Músicas do álbum como "Leve Desespero" entre outras, levou o Capital Inicial ao seu primeiro disco de ouro. Seu segundo disco, Independência, emplacando "Prova", "Independência", a regravação de Descendo o Rio Nilo, conquista o segundo disco de ouro. Neste ano, é convidado para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting em São Paulo.


Primeira participação no festival Rock in Rio na sua segunda edição em 1991.

Capital Inicial no Rock in Rio. Da direita para a esquerda, Dinho aparece no palco principal das edições de 1991, 2001 e 2011.

Em 1993 algumas divergências assombravam esse grupo. Em 1996 a banda lança Capital Inicial Ao Vivo. Álbum esse que marcou minha adolescência, até então não havia ouvido nada que realmente tocasse meus sentimentos, que fizesse flutuar a alma.  A partir daí a banda deu uma sumida da mídia, levando muitos a acreditar que a banda tinha acabado, mas na verdade nunca parou de excursionar e fazer shows, e se manteve ativa numa época de baixa do rock brasileiro.

Em 1998 mais amadurecidos, da constante execução de suas músicas pelas maiores emissoras de rádio e, principalmente, com o apoio dos fãs; que mantiveram o Capital Inicial vivo, seus quatro integrantes originais decidem voltar aos palcos. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show, uma comemoração aos 15 anos da banda e aos 20 anos do nascimento do rock candango.

Dedicados a turnê Brasileira em 1999, além dos antigos fãs, a banda encontra um novo público, adolescentes que não conhecem seus primeiros discos. Surge então a ideia de fazer um disco ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. Rapidamente esta ideia se transforma no projeto de um disco acústico, em parceria com a MTV. A primeira tiragem rapidamente se esgota nas principais lojas do Brasil. Álbum esse que marcou minha adolescência, até então não havia ouvido nada que realmente tocasse a alma, que fosse emocionante de ouvir.


Em 2001, a banda faz um aclamado show no terceiro Rock in Rio diante de uma plateia de mais de 250 mil pessoas. A canção "Natasha" explode entre as músicas mais executadas nas rádios de todo o Brasil e faz com que as vendas do disco alcançassem mais de 1 milhão de cópias, colocando assim o Capital Inicial como uma das maiores bandas do rock brasileiro.

O Capital volta com força total às guitarras após a saída de Loro Jones, fazendo um disco totalmente rock n' roll e com vocal mais agressivo, Rosas e Vinho Tinto. Os hits "A Sua Maneira" e "Mais" explodem nas rádios e o disco já alcança a marca de 200 mil cópias vendidas. Em 2004, a banda lança giGAntE!, um álbum que aprofunda a pegada mais firme de seu anterior, e que emplacou alguns hits. Após a turnê de giGAntE!, a banda se dedica a um antigo projeto, regravar as músicas da banda Aborto Elétrico (a banda que originou Capital Inicial e Legião Urbana) com os arranjos originais. Lançam em 2005, CD e DVD MTV Especial: Aborto Elétrico com algumas das canções da banda lendária de Brasília, que logo de saída emplaca a música "Love Song One" única música do Aborto que falava de amor.
Em 2007 é lançado o álbum Eu Nunca Disse Adeus, com uma sonoridade diferente, tanto melódica quanto vocal, onde Dinho Ouro Preto faz uso de seu timbre grave, não abusando dos gritos que permearam os três álbuns anteriores. Neste mesmo ano venceu o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Grupo, confira: 

Em 2008, lança o álbum ao vivo Multishow ao Vivo: Capital Inicial em Brasília para comemorar os 25 anos da carreira.

Em 2009 Dinho nos deu um baita susto, lembram quando ele caiu do palco em um show em Minas, então, ele nessa queda sofreu traumatismo craniano leve e uma fratura na costela. Após quase um mês de internação, após sua saída do hospital, Dinho e a banda entraram em estúdio para a gravação do décimo quinto álbum do grupo “Das Kapital”. O álbum marca o início de uma terceira fase do Capital de discos mais com a nossa cara, com o tipo de som que a gente gosta".
A banda também tocou no Rock in Rio 2011 considerado pela maioria melhor show nacional de rock.

Em 2012 lançam um novo álbum, Saturno. O disco tem uma sonoridade bem crua do rock'n roll e retorna às origens sonoras do grupo no início da década de 80.


E para nossa alegria arrasaram no Rock in Rio 2013!!!! Uhu!!!! Foi bom demais!!!!
Gente se vocês querem saber um pouco mais da história do festival do Rock, aí vai o link do mesmo. Super Bjs Até á próxima!
 Complemente seu Look
Conheça e curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você.
Fonte:














Nenhum comentário:

Postar um comentário