quinta-feira, 21 de março de 2013


O que são LEDs e como podem ser usados?
O uso dos LEDs no formato de lâmpadas pré-existentes já é muito interessante, pois embora tenha um custo inicial elevado, o LED tem vida útil muito mais longa do que as incandescentes e fluorescentes, além de ter um consumo de energia muito baixo, o que compensa o custo inicial.
Apesar de o LED ser um componente muito comentado hoje em dia, sua invenção, por Nick Holonyac, aconteceu em 1963, somente na cor vermelha, com baixa intensidade luminosa ( 1 mcd ). Por muito tempo, o LED era utilizado somente para indicação de estado, ou seja, em rádios, televisores e outros equipamentos, sinalizando se o aparelho estava ligado ou não.

O LED de cor amarela foi introduzido no final dos anos 60. Somente por volta de 1975 surgiu o primeiro LED verde – com comprimento de onda ao redor de 550nm, o que é muito próximo do comprimento de onda do amarelo, porém com intensidade um pouco maior, da ordem de algumas dezenas de milicandelas.
Durante os anos 80, os LEDs da cor vermelha e âmbar conseguiram atingir níveis de intensidade luminosa que permitiram acelerar o processo de substituição de lâmpadas, principalmente na indústria automotiva.

Somente no início dos anos 90, foi possível obter-se LEDs com comprimento de onda menores, nas cores azul, verde e ciano, tecnologia esta que propiciou a obtenção do LED branco, cobrindo, assim, todo o espectro de cores. Os Leds não liberam calor, a luz emitida pelos LEDs é fria devido a não presença de infravermelho no feixe luminoso.
BENEFÍCIOS NO USO DOS LEDS: Maior vida útil, Custos de manutenção reduzidos, Eficiência, Baixa voltagem de operação, Resistência a impactos e vibrações, Controle dinâmico da cor, Acionamento instantâneo, Controle de Intensidade variável, Cores vivas e saturadas sem filtros, Luz direta, aumento da eficiência do sistema, Ecologicamente correto, Ausência de ultravioleta, Ausência de infravermelho, Com tecnologia adequada P.W.M e ao contrário das lâmpadas fluorescentes que tem um maior desgaste da sua vida útil no momento em que são ligadas, nos LEDs é possível o acendimento e apagamento rapidamente possibilitando o efeito “flash”, sem detrimento da vida útil.

Dicas: Outra vantagem da durabilidade é a diminuição da dor de cabeça existente com a manutenção: em uma piscina, em que a troca de lâmpadas é sempre trabalhosa, o LED aparece como uma ótima solução.
Outro exemplo de utilização caseira de LEDs que vale muito a pena é o uso dessas lâmpadas em balizadores. Seja para uma escada, um corredor, dar um charme a mais na sala de TV ou mesmo indicar o caminho externo, os LEDs permitem que a luminária seja realmente mínima, podendo ser embutida em um contra piso convencional. E a luz não precisa ser forte, basta apenas ser um pontinho que indica o degrau ou o caminho de forma elegante e discreta.

Iluminação não éum detalhe!
 Dê um charme a mais em seu ambiente. Dê um toque de luz!

 
 
 

 
 Sugestão da KiFiló!
Lampada Led Mr16 (tipo Dicróica) Controle Remoto 16 Cores você encontra a venda em:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469237282-lampada-led-mr16-tipo-dicroica-controle-remoto-16-cores-_JM
http://blogdelumini.files.wordpress.com/2012/06/foto14area-externa-iluminacao-lampada-halogena.jpg

 
 
 

Um comentário: