terça-feira, 9 de junho de 2015

Saiba como Funciona a Tecnologia da Proteção Solar em Roupa

A Tecnologia da Proteção Solar em Roupa

Você sabe como funciona?
Hoje os efeitos do sol são muito mais preocupantes do que há anos, quando as pessoas não tinham noção de todos os malefícios proporcionados pela radiação emitida.

Além disso, os esportes ao ar livre, com o passar do tempo ganhou-se mais adeptos nos últimos anos, sendo mais um motivo para se proteger da exposição aos raios solares com a utilização de roupas tecnológicas com proteção a pele.


O conceito dos tecidos inteligentes que bloqueiam raios UV, é de origem australiana. Essa tecnologia na qual fora desenvolvida na época no país, tinha como intensão reduzir a alta incidência de melanoma, tipo de câncer de pele no país, pois sua população em grande maioria de pele clara sofriam com a intensa radiação solar.

De origem australiana, a fabricação de tecidos inteligentes que bloqueiam raios UV foi desenvolvida em 1996, como um método para reduzir a alta incidência de melanoma tipo de câncer de pele no país, cujos habitantes são, em sua maioria, de pele clara e sofrem com a intensa radiação solar.

São consideradas peças Fotoprotetoras pela ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear), a responsável pela criação da norma que quantifica o nível de proteção oferecido pelas roupas, ou seja, a porcentagem de raios UV filtrados por um tecido, roupas com FPU 15 e 20 que bloqueiam de 93,3% a 95,9% da radiação ultravioleta, oferecendo boa proteção. Roupas com FPU 20, 30 e 35 bloqueiam de 96% a 97,4% da radiação. Ou seja, fornecem muito boa proteção. E roupas com FPU 40, 45 e 50 bloqueiam mais de 97,5% da RUV.

Portanto, permitem excelente proteção. Peças com índices abaixo de 93,3% não são consideradas fotoprotetoras.

Isso não significa que o uso das peças dispense a aplicação do protetor solar nas regiões que estão descobertas.

Assim o conceito ganhou mundo a fora... Como no Brasil não há uma norma técnica específica, empresas têxteis adotaram como base os parâmetros australianos para proteção solar de vestuário. Consequentemente, os tecidos utilizados são submetidos a rigorosos testes realizados em laboratórios credenciados pelo Inmetro, que seguem as normas da ARPANSA, a fim de comprovar a eficiência do FPU.

Agora fica clara a importância da certificação para a segurança do consumidor, pois as peças recebem certificados e laudos que atestam sua capacidade protetora.

Quais peças podemos encontrar essa tecnologia "fotoprotetoras” 

Atualmente no Brasil encontramos em peças como camisetas, bonés, viseiras, maiôs, luvas e itens para a prática de atividades físicas e de lazer.



Processo de fabricação dessas peças

Existe dois processos que garantem o FPU nesse tipo de produto.

Tecidos sintéticos
São feitos de fibras de poliéster e poliamida, são fabricados com fios à base de dióxido de titânio.

Tecidos em algodão
Recebem um aditivo fotoprotetor que é incorporado ao processo de beneficiamento, após a tinturaria, para complementar o bloqueio da passagem dos raios nocivos. Trata-se de um banho químico aquoso que reforça os níveis de proteção de um tecido.

Um tecido comum de loja de departamento tem FPU até 5. Com o beneficiamento, ele passa a atingir os níveis mais altos de proteção, oferecendo FPU 50, por exemplo.

 Benefícios da tecnologia fotoprotetora

Os tecidos com tecnologia UV Protection são feitos para refletir os raios UVA e UVB. Dessa maneira, ao se expor ao sol, a roupa não permitirá que a pele (a parte coberta com a roupa) absorva a radiação. De acordo com fabricantes, o efeito de blindagem se inicia imediatamente ao vesti-las (ao contrário do Protetor solar), não necessitando de um tempo de espera anterior à exposição solar, e continua enquanto se permanecer vestido.



Cuidados ao adquirir uma peça com tecnologia fotoprotetora

Indicado lavá-las sem o uso de alvejantes químicos, secar a sombra e não guardá-las molhadas para evitar o desgaste do tecido, lembrando que é sempre bom seguir as recomendações do fabricante contida na etiqueta da peça.  

Dessa maneira você irá conservar a proteção que será permanente enquanto o produto estiver inteiriço e só será comprometida se a roupa for danificada.

Entre os sinais de alerta estão puídos, furos, rasgos e desgastes que tornam o tecido mais fino.

Pessoal tecnológico... não se esqueça de que a roupa tecnológica ela protege sua pele somente até onde a roupa cobre seu corpo, por tanto, o restante que estiver exposto, você não deve esquecer-se de passar o filtro solar de sua preferencia certo.

Um grande abraço até a próxima...

Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário