terça-feira, 23 de junho de 2015

Aquecendo seu Inverno "Vinho"

Aquecendo seu Inverno                     III edição
Vinho “saiba degustar e entender”

Bem vindo ao mundo encantado do vinho! Nossa intenção é proporcionar a você informações importantes para que você possa entender melhor e apreciar essa delícia.

Os vinhos de fato são Brancos, tintos e rosados. O líquido do vinho se origina da polpa da uva. A cor, assim como outros inúmeros aromas e sabores, vem da casca. Ou seja, em geral, uva branca faz vinho branco e uva tinta faz vinho tinto. 

Não dá pra produzir um vinho tinto somente com uva branca. 

Parece óbvio, mas, tradicionalmente, em algumas regiões da França e da Itália, usa-se uma pequena quantidade de uva branca na produção de vinho tinto. Ironicamente, alguns enólogos afirmam que a uva branca ajuda a fixar a cor da tinta!

Acompanhe a partir de agora os processos que o vinho passa para virar um autentico vinho de mesa.

Fermentação do Vinho
No processo de fermentação do vinho, formam-se várias substâncias naturais que diferenciam um vinho do outro. O gosto do vinho é determinado por uma série de fatores como o estado de maturação da uva, tipo de uva utilizada e o grau de amadurecimento e envelhecimento do vinho. 


Degustação
Após o processo de fermentação do vinho vem à degustação, que inicialmente é feita a análise visual do vinho. Esta análise é realizada colocando a taça contra uma fonte de luz ou uma superfície branca. É importante lembrar que o vinho deve ser decantado, ou seja, passado da garrafa para um recipiente de vidro ou cristal para se efetuar esta análise. Se após o processo de decantação o vinho ainda ficar turvo, isso mostra que o vinho não está bom.

Após esta análise, começa o processo da intensidade. É analisada a cor do vinho proveniente da casca da uva e da polpa. Vinhos intensos são considerados de alta qualidade. Quando aparece uma coloração dourada clara em vinhos brancos ou dourada escura, em vinhos escuros, isso mostra que está havendo oxidação e isso não é bom.

Na fase da nuance, é analisado o envelhecimento do vinho. Os vinhos tintos mais jovens apresentam coloração púrpura, já os mais velhos, cor alaranjada ou castanha. Por fim, chega a hora de ver as lágrimas do vinho. Sim! Vinhos têm lágrimas. As lágrimas nada mais são do que as gotas que escorrem no copo. Veja só: quanto mais lentas as lágrimas forem, maior o teor alcoólico do vinho. Se as lágrimas forem rápidas, significa que o teor é baixo.  

Decantação do vinho
Decantação é, simplesmente, a passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente, de cristal ou vidro. A decantação é feita exclusivamente com os vinhos tintos e elimina as borras acumuladas, principalmente em vinhos velhos que estão engarrafados há anos. A decantação ainda permite que o vinho respire, ou seja, a oxigenação permite a total libertação dos aromas contidos numa garrafa, melhorando assim o paladar ao degustar o vinho.

Uvas mais conhecidas
Cabernet Sauvignon
Com esta uva, são produzidos os vinhos de Bourdeaux (sudoeste da França). Geralmente misturam-se também as uvas Cabernet Franc, Merlot e Malbec, entre outras, para equilibrar o sabor e deixá-lo mais refinado.

Merlot
Também é cultivada em Bordeaux e são utilizadas em vinhos Saint-Émilion e Pomerol. Em 1900 veio para o Rio Grande do Sul, que produz mais de 5 mil toneladas anuais destas uvas.

Malbec
Também produzida na França, produz vinhos frutados, macios, encorpados e de cor escura. A Argentina usa muito esta uva e detém a marca de produzir 59% do plantio mundial.




Chardonnay
Possui cachos pequenos e é uma das uvas mais tradicionais na produção de vinhos brancos. Foi plantada no Brasil por volta de 1980, mas ainda representa apenas 0,1% dos vinhedos.

Moscatel
Vem da Grécia e possui uma uva bastante adocicada.
Syrah
Tem coloração roxa intensa e aroma bem complexo, sendo capaz de produzir ótimos vinhos.

Sauvignon Blanc
Provavelmente provenha das regiões centrais ou do sudeste da França. Tem cachos e bagas pequenos. Os vinhos são secos, elegantes, finos e típicos. Pode ser utilizada para a elaboração de vinho licoroso de grande qualidade, como os botritizados.

O que comer com cada vinho
Peixes e frutos do mar
Como é um prato ácido, o ideal é que o vinho seja mais ácido que o prato. O vinho Sauvignon Blanc é uma boa pedida para acompanhar estas refeições. Se você for comer bacalhau, é melhor tomar com um Chardonnay ou um Pinot Noir. Um peixe preparado com ovos e condimentos fortes pede um vinho tinto, já se o tempero for à base de azeite de oliva, o melhor é um Chardonnay que passou em madeira.

Carne vermelha
Carnes bem passadas harmonizam melhor com vinhos como Merlot. Se for um churrasco gaúcho, Cabernet Sauvignon.

Carne de frango
Se for acompanhada de um molho mostarda, por exemplo, dá para beber um Sauvignon Blanc, que é bem refrescante.

Chocolates
Para acompanhar um chocolate bem gostoso é bom harmonizar com um vinho Cabernet encorpado, com um Syrah ou até mesmo com o famoso vinho do Porto. 



Saladas
Vinhos como Chardonnay, Sauvigon Blanc e espumantes combinam bem com saladas.

Massas
Também depende do molho. Uma massa com molho pesto pede vinhos brancos intensos como Chardonnay, já o molho bolonhesa, um Merlot ou Cabernet.

Não confunda mais! Enólogo, Enófilo, Sommelier e Viticultor
Viticultor
É quem planta e cuida do vinhedo. Muitas vezes o viticultor é o proprietário da vinícola e também enólogo. Este ser duplo seria o vitivinicultor.

Enólogo
É o profissional responsável por produzir o vinho na bodega. Recebe as uvas e toma as decisões técnicas cabíveis, tempos de fermentação, armazenamento ou não em barricas, etc. Este cargo exige formação complexa, que inclui estudo de agronomia e química. Existem cursos especializados (técnico e superior), mas nem todo enólogo é formado na escola.

Sommelier
É o termo francês para denominar o responsável pelo serviço do vinho. Esse profissional cuida da seleção à compra dos vinhos de uma adega, seja de restaurante, hotel ou de um particular, e faz o serviço à mesa, por meio do qual ajuda o cliente a escolher o vinho apropriado ao paladar e ao bolso. Tudo pode ser feito com salamaleque ou não, a depender da ocasião.

Enófilo
É o apreciador do vinho. Um amador que muitas vezes se interessa pelo assunto a ponto de tornar-se um especialista nele. Escreve livros, dá palestras, frequenta confrarias, degustações e feiras. Ele cumpre a função mais divertida da cadeia: ele bebe. Em geral, de maneira moderada e com um grau de apreciação mais elevado do que a média, graças a seus conhecimentos adquiridos e à prática. O único problema do enófilo é que ele corre o risco de se transformar no enochato, cuidado hein.

Uma boa semana a todos, um grande abraço, até a próxima edição, mas antes conheça um dos destinos mais visitados do Brasil “Casa Valduga”


Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário