terça-feira, 30 de junho de 2015

Fondue "Aquecendo seu Inverno" IV edição

Aquecendo seu Inverno                     IV edição
Fondue  "Doce/Salgada"

De origem suíça, o tradicional fondue é feito à base de queijo ou chocolate.

O mesmo foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, em meio ao rigoroso inverno suíço. 

Embora tenha sido criada pelos humildes camponeses suíços, é um prato refinado e luxuoso, uma vez que os queijos geralmente possuem preços relativamente caros, assim como bons chocolates também.

A tradicional receita de fondue Suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Não podemos esquecer que um bom vinho tinto acompanha muitíssimo bem a uma deliciosa Fondue.

Além do pão italiano o mais indicado para você apreciar a sua Fondue salgada, você irá precisar para elaborar a receita tradicional dos seguintes ingredientes:

FONDUE NEUCHÂTEL
1 dente de alho amassado;
300ml de vinho branco seco;
1 colher de chá de suco de limão coado;
425g de queijo gruyère picado;
200g de queijo emmental ralado;
1 colher de sopa de amido de milho;
3 colheres de sopa de kirsch, gin ou vodka;
1 pitada de noz moscada ralada;
1 pitada de pimenta do reino branca moída. 

Modo de fazer
Esfregue o dente de alho amassado na panela de fondue. 

Em outra panela, leve o vinho e o suco de limão ao fogo até reduzir um pouco. Vá acrescentando os queijos aos poucos mexendo sempre até derreter. Junte o kirsch com o amido de milho à mistura; mexa por 2 minutos. Tempere com pimenta e noz moscada. Transfira a mistura para a panela de fondue e sirva. Serve de 4 a 6 pessoas.

Tenha de prontidão um belo pão italiano, pique em pedacinhos se gostar, providencie umas batatas sautê, que também fica uma delícia mergulha-la no queijo. Cada pessoa deve ter seu próprio garfo para mergulhar o pão no creme de queijo.

E as opções de Fondue não param por aí... temos outras opções além do tradicional como Fondue de carne, peixe e a Fondue doce. Podemos encontrar também em casas especializados em Fondue como as mais conhecidas em São Paulo Hannover http://www.restaurantehannover.com.br e Chalezinho http://www.chalezinho.com.br opções como rodízio de Fondue, que oferece carne, frango, linguiça, queijo e o Fondue doce. Para quem gosta de sair bem satisfeito é uma ótima opção. 

A Fondue doce (chocolates e doce de leite) geralmente vem acompanhada de frutas sortidas como uva, morango, banana, abacaxi vem até pedaços de marshmallow, bolacha wafer, se você for fazer em casa você pode deitar e rolar na criatividade.

Na internet você encontra uma gama de receitas de Fondue salgada e doce, se preferir comprar uma Fondue industrializada salgada, eu indico a marca Tirolez e  SerraBella, pois são os melhores em qualidade pode acreditar. Fica muito bom também se você adicionar um pouquinho de vinho branco e uma pitadinha de noz moscada, se preferir ainda, também fica bem gostoso acrescentar um copo de requeijão junto ao Fondue, fica bem saboroso. 

Fiquem em Paz... Até a próxima edição.

Bônus! Receita de Fondue Doce. Apreciem...




Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário