terça-feira, 16 de junho de 2015

Aquecendo seu Inverno "ADEGA"

Aquecendo seu Inverno                     II edição
ADEGA Termoelétrica / Compressor


Para quem não acompanhou nossaS postagens anteriores, a I edição do Aquecendo seu Inverno que se referiu a Cachecol xadrez encontra-se entre nossos assuntos anteriores a este poste. Embora oficialmente não estejamos no Inverno ainda, e sim no Outono, é como se estivéssemos praticamente lá rs... pois na cidade de São Paulo já podemos compartilhar de dias de Inverno na Capital. 

Nesta edição iremos falar sobre a diferença entre os sistemas de refrigeração de uma Adega climatizada Termoelétrica e Adega climatizada com Compressor. O tema tem o objetivo de informar a você que está pretendendo adquirir de fato uma Adega de vinhos, ou só mesmo conhecimento no assunto, pois nada melhor que aquecer esse Inverno com um lindo cachecol e um delicioso vinho não é mesmo.

Adega climatizada Termoelétrica

Basicamente é um sistema elétrico que absorve o calor dentro da adega através de uma placa de cerâmica e expele este calor para fora, ou seja,  utiliza de um sistema por troca de calor.

Nesse sistema, a adega trabalha diminuindo sua temperatura interna em relação ao ambiente externo. Como a temperatura ideal para uma adega varia entre 8º e 18ºC, em locais em que a temperatura pode ficar acima de 25ºC, o sistema é ineficaz para proteger seus vinhos.


Adega climatizada com Compressor

Já este sistema é ideal para nossas condições climáticas, oferecem baixa manutenção, funcionam adequadamente mesmo com temperaturas ambientes elevadas e possuem alta durabilidade. Além disso, possibilita que adegas maiores trabalhem sem fadigar o equipamento. Adegas com 500 garrafas são facilmente projetadas com um único compressor instalado no próprio produto.

Fique atento ao compressor! Certifique-se de comprar uma adega com compressores de baixa vibração, a fim de que, ao final de anos e anos de guarda, você não termine tomando "vinho shake". Fuja das adegas com compressores normais de geladeiras. Ainda nesse quesito, faça questão de comprar modelos com compressores silenciosos.


Aproveitando melhor a sua Adega

Para que você tenha acesso fácil aos vinhos, dê preferência a modelos com gavetas basculantes. Dessa forma você pode apreciar suas garrafas e escolhê-las sem ter que ficar puxando as garrafas e correr o risco de danificar seus rótulos.

Veja também se as prateleiras podem ser removidas, de forma que, ao tirar uma delas, você ganhe altura suficiente para mais garrafas em formato especial do que a capacidade originalmente especificada embora dessa maneira você perca capacidade em número de garrafas. Mas alguns enófilos são compulsivos por formatos especiais, que além de belos, são os melhores para a evolução de vinhos.

Luz

As portas de vidro agregam grande beleza estética para a adega e para o ambiente, mas busque as que apresentam vidros especiais que protejam seus vinhos dos raios UV. Dessa forma, ela não precisa ficar escondida num quarto escuro para garantir a proteção contra a luz.

Embora a luz em geral seja nociva aos vinhos, algumas adegas possuem iluminação interna para serem ligadas na hora da escolha dos vinhos. Nesse caso, opte por adegas com lâmpadas que não geram calor.




Garantia e manutenção

As boas adegas não costumam quebrar, mas atente para a reputação do fabricante, seus distribuidores e rede de assistência técnica. No caso de sua adega ter um problema técnico, é crucial solucioná-lo rapidamente. Lembre-se que a essa altura sua adega estará guardando e protegendo seus tesouros e o importante é evitar que seus vinhos sejam prejudicados. As empresas devem oferecer visitas de reparos em casa e com rapidez, não importando se o produto está dentro da garantia ou não. Opte por firmas com boa reputação e histórico no País, que costumam atender um chamado técnico em até 12 horas nas capitais.

Se sua adega parar de funcionar, não abra a porta, deixe-a fechada até a assistência técnica chegar, assim você manterá a temperatura interna climatizada por mais tempo. Algumas poucas empresas oferecem aos proprietários de vinhos absolutamente especiais a possibilidade de guarda de seus vinhos se a adega tiver que ser retirada para reparo.


Espero que vocês tenham apreciado esse tema... finalizo por aqui deixando vocês com mais uma dica, um grande abraço até a próxima edição. 


Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário