terça-feira, 21 de outubro de 2014

Conhecendo Sistemas estruturais
2 estruturas...

Você já ouviu falar em sistemas de frame? Pois então... com à necessidade de métodos mais rápidos de execução na construção civil, e visando baratear os custos de mão de obra, que está mais caro, foi uma forma de deixar para trás o tão tradicional concreto e alvenaria.

Mas não pense você que os sistemas de frame, é uma novidade no meio, pois ele já é muito comum nos Estados Unidos somente há 200 anos rs... é isso mesmo, demorou só um pouquinho, para o Brasil adotar com mais força o método, por conta da demanda, rapidez e custos.  


Os sistemas de frame podem ser de diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira (wood frame) e o metal (steel frame). Haviam sido introduzidos no sul do Brasil há décadas pelos imigrantes, e em alguns locais dessa região ainda é possível encontrar casas antigas erguidas com frame de madeira, embora os exemplos sejam relativamente raros.

Hoje contamos com os sistemas steel frame e Light steel frame.

Steel frame

O steel frame quer dizer, em tradução livre e literal, "trama metálica". Uma descrição simplificada e generalista desse tipo de sistema seria o de um esqueleto metálico, com pilares e vigas em perfil I (ou outras variações) que suportam lajes e fechamentos anexados a ele. 
Algo muito similar a uma estrutura metálica em forma de gaiola. O sistema steel frame literal, com seções grandes de colunas e vigas, pode ser usado para erguer arranha céus.

Light steel frame

No Brasil, quando alguém comenta que vai construir com sistema steel frame, geralmente está falando do light steel frame, o LSF (estrutura de aço leve, na sigla em inglês). O principio é o mesmo do steel frame, mas com perfis muito mais delgados, leves e fáceis de trabalhar, com aspecto bastante parecido com o sistema de fechamento drywall, que pode ser considerado uma espécie de sistema-irmão.

O LSF é composto por perfis leves de aço galvanizado dobrados a frio. Esses perfis são unidos de forma a criar a "gaiola", ou seja, o frame, que pode ser estrutural ou não, dependendo do projeto.  Uma vez montada a estrutura com o steel frame (que, por ser um sistema industrializado, é realizada por empresas especializadas e tende a ser surpreendentemente rápida), uma série de componentes é anexada, como o mencionado drywall, placas ou mantas de material de isolamento térmico e acústico, impermeabilização, telhado e etc. Além desses sistemas, que tendem a ser muito mais racionalizados, se utilizam os outros, comuns de uma construção, como hidráulica, elétrica, caixilharia, etc.

O sistema LSF usualmente tem como limite o número de sete ou oito pavimentos de altura, tornando-se a partir daí, impraticável e voltando a ser um sistema steel frame, com perfis mais pesados, e concepção similar à de uma estrutura metálica robusta.

Benefícios ao optar por esses sistemas...

Com o uso desse sistema contribuirá para uma enorme diminuição no entulho e desperdícios gerados em obra em comparação ao convencional utilizado no Brasil, que emprega alvenaria e estrutura de concreto, o que também é um aspecto adequado.

Além da velocidade de execução (uma das maiores vantagens do sistema), é importante considerar que todos os materiais e componentes a serem aplicados quando se opta pelo LSF tendem a ser industrializados (e já existem opções integralmente feitas no Brasil) e, portanto, mais racionais e ecológicas.

O problema de aceitação do sistema pelo cliente final consiste apenas em questões culturais, como, por exemplo, o desejo de ter uma parede de "tijolinhos sólidos", muito comum no interior de São Paulo.

Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário