terça-feira, 16 de julho de 2013


Preenchendo o vazio emocional com comida

 Muitas vezes, procuramos consolo na comida para preencher o vazio emocional ou controlar o mundo externo quando sentimos que ele foge ao nosso controle. No caminho, ganha-se ou perde-se peso, a imagem corporal se altera e você começa a se questionar se tem um corpo atraente ou não. Mas…atraente para quem? Inspiramo-nos em padrões culturais que ditam a aparência, e na tentativa de se sentirem aceitas, muitas mulheres caem na armadilha de uma necessidade ilusória: a da magreza extrema. Adotar dietas e regimes radicais é uma tentativa de controlar o mundo e o próprio corpo, um sentimento que acaba gerando distúrbios alimentares.


Os distúrbios alimentares são condições complexas, que surgem de uma combinação de comportamentos recorrentes ao longo do tempo, como dietas radicais e a necessidade de controlar o que se come, bem como fatores biológicos, emocionais, psicológicos, interpessoais e sociais. Tais distúrbios são manifestações extremas da preocupação excessiva com o peso e os alimentos, entre os quais se incluem a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar. São problemas emocionais muito sérios, que atingem tanto mulheres como homens, cujo tratamento deve ser realizado por especialistas.



A maioria das pessoas desconta suas frustrações emocionais na comida, sem chegar a desenvolver um distúrbio alimentar. O que fazer para mudar hábitos prejudiciais ligados à comida? Apesar de parecer mais fácil se distrair com um chocolate, uma torta ou um bom hambúrguer, o mais importante é refletir profundamente sobre o que está acontecendo e sentir essas emoções que, de alguma forma, assustam e angustiam. Arrisque-se a ser você mesma e a desenvolver todo o seu potencial. Para não comer, lembre-se da importância de identificar e validar a importância de suas emoções. Fale sobre elas com um amigo ou parente, faça alguma atividade que aumente sua concentração, conserve a calma e tome a decisão de não comer para abafar o que está sentindo.

Gente cuidado! Antes de tomar decisões vá a um especialista, procure ajuda, ficar sem comer, não significa que você não comerá nada o dia todo, e sim, aprenderá a comer saudável, você estará reeducando sua alimentação.
Complemente seu Look
Conheça e curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você.
Fonte:
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/17%20-%20voc%C3%AA%20tem%20fome%20de%20que.pdf
http://www.obesidadeemdestaque.com/portal/34-psicologia/201-controle-a-fome-emocional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário