Ar-Condicionado Automotivo
Mitos e Verdades...
Hoje
em dia boa parte da frota de veículos possui o sistema de ar-condicionado.
Sendo assim... podemos dizer que a maioria acaba utilizando desse conforto em
dias de muito calor, ou até mesmo no frio em dias chuvosos, quando o vidro do
carro começa a embaçar por dentro.
Além dos cuidados com a
limpeza e manutenção desse sistema, existem muitas dúvidas referente ao seu uso.
Para aqueles que ainda têm
dúvidas quanto ao:
Consumo
de Combustível
Aumenta com o ar ligado ou
não?
Você sabia que ao abrir a
janela em velocidades acima de 80 quilômetros por hora, o gasto com álcool ou
gasolina é maior do que com o aparelho ligado.
Ou seja, abrir os vidros
para evitar ligar o ar-condicionado e economizar combustível nem sempre é uma
boa escolha. Em um percurso na cidade pode até valer a pena, mas na estrada,
quando a velocidade aumenta, as contas mudam e a viagem com os vidros abertos
custa mais do que viajar com uma temperatura bem mais agradável no carro.
Atenção! Ficar atento também
à troca do filtro do ar-condicionado, se ele está sujo, o gasto com combustível
aumenta.
Sistema
Dual-Zone
O uso do ar-condicionado no
sistema dual-zone aumenta o consumo de combustível?
Segundo especialistas não há
razão para o ar-condicionado dual-zone, também chamado de bizona, gerar maior
consumo que o sistema tradicional.
Hoje, alguns modelos têm
quatro ou até cinco zonas de controle de temperatura individuais. Cada
fabricante tem seu projeto específico, mas nenhum deles escapa de ter uma
unidade central, saídas de ar e controles para a área traseira e uma longa
tubulação para levar o ar resfriado aos passageiros. Apesar dessa parafernália,
o compressor em geral é único e as múltiplas zonas de temperaturas são obtidas
regulando em cada saída a mistura com o ar quente que vem do exterior.
Ultrapassagem
Ao desligar o
ar-condicionado numa ultrapassagem, o ganho de potência é imediato?
Potência
Quantos BTUs tem o
ar-condicionado de um carro?
A potência do
ar-condicionado automotivo varia de um modelo para outro, pois depende do
volume da cabine, do isolamento térmico e da rapidez com que se deseja resfriar
o interior. Em geral, um sedã médio possui um aparelho de 20 000 BTUs, enquanto
um condicionador de ar doméstico varia entre 18 000 e 24 000 BTUs. Mas um Honda
Civic pode ter um equipamento de 12 000 BTUs enquanto um antigo Chevrolet
Impala 1970 precisava de 36 000 BTUs. British Thermal Unit (BTU) é a unidade de
medida de energia necessária para aquecer 1 libra de água (0,45 kg) em 1 oF
(1,8 oC) – 1 cv é equivalente a 2 509 BTUs/h.
Ligar
o carro junto com o ar
Não é legal fazer isso. O
correto é você abrir os vidros do carro antes, ligar o ar-condicionado e deixar
aquele ar circular um pouco, depois você fecha os vidros e espere o ambiente
climatizar.
Ar-condicionado
sem uso
É prejudicial ao ar-condicionado
ficar sem uso por muitos meses?
O sistema de ar precisa ser
usado, devido a itens que não podem ser ressecados. Sendo assim, não é
aconselhável que o aparelho fique desligado por longos períodos durante o ano e
deve ser ligado com frequência.
*Lembrando pessoal da importância
da manutenção claro de seu veículo mas também do sistema de ar-condicionado de
seu automóvel, é você quem estará dentro do carro respirando aquele ar.
Obrigada por mais um momento de sua atenção. A KiFiLó espera ter agregado mais conhecimento a todos vocês. Um
grande abraço até a próxima.
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