terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ar-Condicionado Automotivo "Mitos e Verdades"

Ar-Condicionado Automotivo
 Mitos e Verdades...


Hoje em dia boa parte da frota de veículos possui o sistema de ar-condicionado. Sendo assim... podemos dizer que a maioria acaba utilizando desse conforto em dias de muito calor, ou até mesmo no frio em dias chuvosos, quando o vidro do carro começa a embaçar por dentro.

Além dos cuidados com a limpeza e manutenção desse sistema, existem muitas dúvidas referente ao seu uso. 

Para aqueles que ainda têm dúvidas quanto ao:

Consumo de Combustível

Aumenta com o ar ligado ou não?

Você sabia que ao abrir a janela em velocidades acima de 80 quilômetros por hora, o gasto com álcool ou gasolina é maior do que com o aparelho ligado.
Ou seja, abrir os vidros para evitar ligar o ar-condicionado e economizar combustível nem sempre é uma boa escolha. Em um percurso na cidade pode até valer a pena, mas na estrada, quando a velocidade aumenta, as contas mudam e a viagem com os vidros abertos custa mais do que viajar com uma temperatura bem mais agradável no carro.
Atenção! Ficar atento também à troca do filtro do ar-condicionado, se ele está sujo, o gasto com combustível aumenta.


Sistema Dual-Zone

O uso do ar-condicionado no sistema dual-zone aumenta o consumo de combustível?

Segundo especialistas não há razão para o ar-condicionado dual-zone, também chamado de bizona, gerar maior consumo que o sistema tradicional.
Hoje, alguns modelos têm quatro ou até cinco zonas de controle de temperatura individuais. Cada fabricante tem seu projeto específico, mas nenhum deles escapa de ter uma unidade central, saídas de ar e controles para a área traseira e uma longa tubulação para levar o ar resfriado aos passageiros. Apesar dessa parafernália, o compressor em geral é único e as múltiplas zonas de temperaturas são obtidas regulando em cada saída a mistura com o ar quente que vem do exterior.

Ultrapassagem

Ao desligar o ar-condicionado numa ultrapassagem, o ganho de potência é imediato?


Sim. Ao desligar o sistema condicionador de ar, o motor a combustão não precisa mais acionar a correia que faz o compressor trabalhar. Dessa maneira, o automóvel ganha imediatamente cerca de 5 cv de potência com um simples toque de botão.



Potência

Quantos BTUs tem o ar-condicionado de um carro?

A potência do ar-condicionado automotivo varia de um modelo para outro, pois depende do volume da cabine, do isolamento térmico e da rapidez com que se deseja resfriar o interior. Em geral, um sedã médio possui um aparelho de 20 000 BTUs, enquanto um condicionador de ar doméstico varia entre 18 000 e 24 000 BTUs. Mas um Honda Civic pode ter um equipamento de 12 000 BTUs enquanto um antigo Chevrolet Impala 1970 precisava de 36 000 BTUs. British Thermal Unit (BTU) é a unidade de medida de energia necessária para aquecer 1 libra de água (0,45 kg) em 1 oF (1,8 oC) – 1 cv é equivalente a 2 509 BTUs/h.

Ligar o carro junto com o ar

Não é legal fazer isso. O correto é você abrir os vidros do carro antes, ligar o ar-condicionado e deixar aquele ar circular um pouco, depois você fecha os vidros e espere o ambiente climatizar.

Ar-condicionado sem uso

É prejudicial ao ar-condicionado ficar sem uso por muitos meses?

O sistema de ar precisa ser usado, devido a itens que não podem ser ressecados. Sendo assim, não é aconselhável que o aparelho fique desligado por longos períodos durante o ano e deve ser ligado com frequência.

*Lembrando pessoal da importância da manutenção claro de seu veículo mas também do sistema de ar-condicionado de seu automóvel, é você quem estará dentro do carro respirando aquele ar.

Obrigada por mais um momento de sua atenção. A KiFiLó espera ter agregado mais conhecimento a todos vocês. Um grande abraço até a próxima.

Complemente seu Look... Vá de KiFiló
Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter

Siga nosso Instagram @kifiloacessorios


Nenhum comentário:

Postar um comentário