terça-feira, 14 de abril de 2015

As armadilhas de São Paulo... Calçadas

As armadilhas de São Paulo
 Você encontra em 35mil km de Calçadas...


Um dia já protagonizaram verdadeiras obras de arte a céu aberto.



Ao andar por ai pelas belas calçadas de São Paulo, que ao menos deveriam ser belas, e de belas não compõem quase nada, acabam nos surpreendendo a cada passo. A cada metro as novidades parecem surgir como ninguém... Sejam fios pendurados, sejam os perigosos buracos, sejam postes fixados no diâmetro errado, sejam os desníveis do cimento, seja o lixo no meio na calçada, seja a falta de rampas de acesso ao pedestre seja o ser que não deveria ser ou pelo menos não estar ali.

Ou seja... cuidado para não ser surpreendido literalmente pelos pés, pelas rodas, pela bengala, andador...

Por que será tamanha falta de comprometimento de nossas calçadas. Sim nossas calçadas, pois são públicas, mas ao mesmo tempo são privadas! Que confuso não... pois é uma metragem que a prefeitura se diz dona, mas responsabiliza o imóvel que fizer parte daquele determinado metro de calçada. Por tanto, se você não mantém sua calçada em ordem conforme manda à legislação, você poderá ser multado assim que for autuado por um fiscal, ou melhor, o dia que você der o azar do fiscal aparecer pela sua calçada.


O bacana disso tudo é que o fotografo Duda Groisman, resolveu chamar a atenção para esse assunto. As Calçadas de São Paulo. 




Com o tema “Por onde vou” ele expõem gratuitamente imagens que recobrem os tapumes de uma obra no número 200 da rua Dr. Gabriel dos Santos no bairro de Higienópolis. O mesmo destaca o verdadeiro calçamento paulistano de 50 anos atrás, onde eram compostas por ladrilho hidráulico, com a estampa do diagrama do estado de SP, que fora concebido na época pela desenhista Mirthes dos Santos Pinto, e que se tornou um ícone padrão da capital na época. 


Duda explica que esse piso, que persiste em várias calçadas da cidade, conta uma história pouco conhecida dos próprios cidadãos, que sempre apressados, não tem tempo de refletir sobre seus próprios percursos. Assim, essa intervenção e produção artística no ambiente urbano tem a intenção de fazer o resgate dessa história da cidade, materializada num produto emblemático, e levar os passantes, protagonistas das imagens, a refletirem sobre seus caminhos.

"A cada passo um olhar
A cada instante uma manobra"
Fique de olho por onde anda... até a próxima Bjs

Complemente seu Look... Vá de KiFiló

Conheça nosso site

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você

Conheça nosso Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário