terça-feira, 24 de junho de 2014

Festa Junina

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados.
Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.


As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.

O gostoso mesmo dessa festa, são sem sombra de dúvidas as deliciosas gostosuras que nos acabamos. Para a sua festa junina, prepare o cardápio que você quiser, mas paçoquinha e pé de moleque ah esses não podem faltar.

E nada de soltar Balões... isso está completamente fora de moda #ficadica
Super Beijos... até a próxima.

Complemente seu Look... Vá de KiFiló
Conheça nosso site
http://www.kifilo.com.br

Curta a nossa página no Facebook, a KiFiló tem ótimas opções em acessórios para você
http://www.facebook.com/home.php#!/pages/Kifil%C3%B3/472476392808714

Conheça nosso Twitter
LojaKifilo  


Fonte:
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/festa-junina.htm
http://aserra.com.br/entretenimento/friburgo-sesi-vila-amelia-convida-para-festa-junina.html
http://ctn.org.br/anarrie-em-clima-de-festa-junina-a-tradicao-nordestina-faz-bonito/




Nenhum comentário:

Postar um comentário